12.07.2010

O diamante tão grande como o Ritz

- Que sonho tão esquisito. Que estranho me parece estar aqui só com um vestido e um noivo sem um tostão...!
Debaixo das estrelas... Nunca tinha reparado nas estrelas. Sempre as tinha imaginado como grandes diamantes que tinham um dono. Agora metem-me medo. Dão-me a sensação de que tudo foi um sonho, toda a minha juventude.
- E foi um sonho. A juventude é sempre um sonho, uma espécie de loucura química.
- Pois é agradável estar louco!
- Já ouvi dizer isso... Mas já não tenho bem a certeza. De qualquer forma, amemo-nos durante algum tempo, um ano e tal, tu e eu. É uma forma de embriaguez divina ao alcance de qualquer um. Só há diamantes no mundo, diamantes e talvez o deplorável dom da desilusão. Bom, eu já o tenho, e como é habitual não farei nada com ele.
Levanta a gola do casaco, rapariga, a noite está fria e ainda apanhas uma pneumonia. Foi um grande pecado quem inventou a consciência. Percamo-la por umas horas.

E dizendo isto, envolveu-se na sua manta e adormeceu.

F. Scott Fitzgerald

1 comentário:

Alexandre. disse...

e ainda bem que o disse.